quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Atividade


Atividade prática sobre a curva de demanda – 02/04/12

Produto: Economix

Grupo: Angélica Soares, Larissa Farias, Luiz Dias, Petrick Costa, Rian Victor e Rodrigo Grangeiro;

I - A escolha do produto e os fatores determinantes da demanda

Pensando na maioria dos estudantes universitários que andam com recursos escassos e necessitam ajustar seus gastos realidade financeira, o grupo optou por ofertar ao público-alvo um produto acessível.

O grupo imaginou, como exemplo, uma ida ao cinema onde muitas vezes um estudante vai acompanhado mas não tem muita grana. Neste caso, uma opção para essa situação seria um kit de salgadinho gostoso e bastante conhecido com um refrigerante para refrescar e uma bala para deixar o hálito sempre agradável. Ele não gastaria muito e curtiria o dia numa boa.

Outra situação que acontece bastante é quando o aluno tem apenas 15 minutos ou menos de intervalo na faculdade, e precisa enfrentar aquela fila gigantesca na cantina. Uma opção para esta situação é dar uma passadinha em uma banquinha de revistas e comprar o kit, pois a fila é bem menor e você ganha mais tempo.

II - O mercado do produto

2.1 Cheetos

A história

Cheetos Cheese Flavored Snacks, salgadinho de milho crocante com sabor de queijo criado por Charles Elmer Doolin na cidade de San Antonio no Texas, foi lançado nacionalmente no mercado norte americano em 1948 pela empresa The Frito Company, alcançando grande sucesso. Com o passar do tempo a marca e o produto foram ganhando espaço no mercado americano e conquistando muitos consumidores.
No Brasil, CHEETOS foi lançado em 1976 pela empresa Elma Chips, na versão Original, inaugurando assim a categoria de salgadinhos para crianças no país. Por isso, a marca sempre esteve muito próxima do público infantil, além de passar a percepção de ser moderna e atual devido às inovações que trouxe ao mercado. Hoje pode ser encontrado no Brasil em 6 diferentes versões: Lua (Original), Onda (Requeijão) e Bola (Queijo Suíço), todos também disponíveis nas versões assado. A partir da década de 80 o salgadinho ganhou inúmeros formatos como bolinhas, palitinhos e espirais, além de diversos sabores como picante, pizza, bacon e até nacho. Foi também neste período que a marca iniciou um forte crescimento internacional, sendo introduzido em muitos países ao redor do mundo. Em um passado mais recente o salgadinho ganhou versões mais saudáveis como a assada e com calorias reduzidas.


2.2 Coca-cola

A história

Tudo começou em 1886 quando John Styth Pemberton, um farmacêutico da cidade de 
Atlanta, criou uma bebida, a qual chamou de “tônico para o cérebro”, que se tornaria um grande símbolo americano. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar um medicamento para amenizar dores de cabeça no porão de sua casa criou uma mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz de cola, um estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca. 


A farmácia colocou o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Mason Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de COCA-COLA, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde então o nome é escrito da mesma maneira. A princípio, o concentrado era acondicionado em pequenos barris de madeira na cor vermelha. Por isso, a cor foi adotada como oficial da marca.
A data oficial do nascimento do produto foi 8 de maio de 1886 e no dia 31 de janeiro de 1893, a marca COCA-COLA foi registrada oficialmente.
Em 1895, a COCA-COLA já era vendida em todos os estados e territórios americanos.

2.3 Halls

A história

A história da marca HALLS começou em 1893, quando os irmãos Halls, Norman e Thomas, criaram uma pequena empresa para fabricar geléias e sopas na Inglaterra. Alguns anos depois, eles também começaram a fazer confeitos como caramelos, mas foi somente em 1930, quando inventaram a fórmula Mentho-Lyptus, uma combinação de mentol (menta) e eucalipto, é que foi lançado no mercado inglês o HALLS COUGH DROPS (como o produto era chamado na época), sendo comercializado inicialmente na forma de tabletes e indicado para irritações na garganta. O produto fez um enorme sucesso no mercado justamente por aliviar a tosse e causar uma sensação refrescante.

Somente na década de 50 o produto foi introduzido no mercado americano, o que provocou um grande aumento em suas vendas.
No Brasil, os produtos da marcas começaram a ser vendidos nesse mesmo ano, no sabor Mentho-Lyptus.

A versão original do HALLS pode ser encontrado em mais de 26 sabores, dependendo do mercado em que a marca está presente: Mentho-Lyptus (original), extra-forte (a tradicional embalagem preta), maçã, cereja, limão, menta fresca, hortelã, uva verde, limão com mel, kiwi e maçã, laranja cremosa, morango, frutas tropicais, melancia, maracujá, tangerina e até sabores mais exóticos como chocolate, chá verde (comercializado somente na China), Piña Colada, romã e gengibre. No Brasil a marca já comercializou os sabores de pêssego e café.
Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/halls-ao-refrescante.htm   


III - Vídeo Publicitário  Economix






IV - A dinâmica da curva da demanda na sala de aula

No dia 2 de Abril do ano de 2012, nosso grupo apresentou o kit de lanche Economix, composto por 1 pacote de Cheetos, 1 garrafa de coca – cola e uma embalagem de Halls, o qual, conforme expusemos na seção 1, pensamos ser um produto de fácil acessibilidade e econômico.

O objetivo do grupo era vender todos os kits do Economix. A oferta começou as 19:15h. Ao oferecermos o kit no valor de R$0,50 – 25 pessoas mostraram interesse; como havia apenas 5 kits foi necessário aumentar o preço, oferecemos a R$1,00 e 22 pessoas continuaram interessadas, com o preço a R$1,50 - 16 pessoas interessadas, R$2,00 - 13 pessoas interessadas, R$2,50 - 12 pessoas interessadas, R$3,00 – 11 pessoas interessadas, R$3,50 – 7 pessoas interessadas, R$4,00 – 6 pessoas interessadas, R$4,50 – 5 pessoas interessadas. Foram vendidos 5 kits pelo preço de R$4,50.

Tivemos então cinco pessoas satisfeitas por adquirirem o kit Economix , uma alternativa de lanche para quem tem pouco tempo e dinheiro e quer comer algo bom e gostoso.
Estas informações estão ilustradas nas figuras 1 e 2.


 Tabela 1 – Escala da demanda do Economix


Preço R$
Quantidade
 R$     0,50
25
 R$     1,00
22
 R$     1,50
16
 R$     2,00
13
 R$     2,50
12
 R$     3,00
11
 R$     3,50
7
 R$     4,00
6
 R$     4,50
5


   Gráfico 1 – Curva da demanda do Economix






       

Nenhum comentário:

Postar um comentário