Atividade prática sobre a curva de demanda – 02/04/12
Produto: Economix
Grupo: Angélica Soares, Larissa Farias, Luiz Dias,
Petrick Costa, Rian Victor e Rodrigo Grangeiro;
I - A escolha do produto e os
fatores determinantes da demanda
Pensando na maioria dos estudantes universitários que andam com recursos
escassos e necessitam ajustar seus gastos realidade financeira, o grupo optou
por ofertar ao público-alvo um produto acessível.
O grupo imaginou, como exemplo, uma ida ao cinema onde muitas vezes um
estudante vai acompanhado mas não tem muita grana. Neste caso, uma opção para
essa situação seria um kit de salgadinho gostoso e bastante conhecido com um
refrigerante para refrescar e uma bala para deixar o hálito sempre agradável.
Ele não gastaria muito e curtiria o dia numa boa.
Outra situação que acontece bastante é quando o aluno tem apenas 15
minutos ou menos de intervalo na faculdade, e precisa enfrentar aquela fila
gigantesca na cantina. Uma opção para esta situação é dar uma passadinha em uma
banquinha de revistas e comprar o kit, pois a fila é bem menor e você ganha
mais tempo.
II - O mercado do produto
2.1 Cheetos
A história
O Cheetos Cheese Flavored
Snacks, salgadinho de milho crocante com sabor de queijo criado por Charles
Elmer Doolin na cidade de San Antonio no Texas, foi lançado nacionalmente no
mercado norte americano em 1948 pela empresa The Frito Company, alcançando
grande sucesso. Com o passar do tempo a marca e o produto foram ganhando espaço
no mercado americano e conquistando muitos consumidores.
No Brasil, CHEETOS foi lançado em
1976 pela empresa Elma Chips, na versão Original, inaugurando assim a categoria
de salgadinhos para crianças no país. Por isso, a marca sempre esteve muito
próxima do público infantil, além de passar a percepção de ser moderna e atual
devido às inovações que trouxe ao mercado. Hoje pode ser encontrado no Brasil
em 6 diferentes versões: Lua (Original), Onda (Requeijão) e Bola (Queijo
Suíço), todos também disponíveis nas versões assado. A partir da década de 80 o
salgadinho ganhou inúmeros formatos como bolinhas, palitinhos e espirais, além
de diversos sabores como picante, pizza, bacon e até nacho. Foi também neste
período que a marca iniciou um forte crescimento internacional, sendo introduzido
em muitos países ao redor do mundo. Em um passado mais recente o salgadinho
ganhou versões mais saudáveis como a assada e com calorias reduzidas.
2.2 Coca-cola
A história
Tudo começou em 1886 quando John
Styth Pemberton, um farmacêutico da cidade de
Atlanta, criou uma bebida, a qual
chamou de “tônico para o cérebro”, que se tornaria um grande símbolo americano.
O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar um
medicamento para amenizar dores de cabeça no porão de sua casa criou uma
mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz de cola, um
estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca.
A farmácia colocou o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Mason Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de COCA-COLA, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde então o nome é escrito da mesma maneira. A princípio, o concentrado era acondicionado em pequenos barris de madeira na cor vermelha. Por isso, a cor foi adotada como oficial da marca.
A data oficial do nascimento do
produto foi 8 de maio de 1886 e no dia 31 de janeiro de 1893, a marca COCA-COLA
foi registrada oficialmente.
Em 1895, a COCA-COLA já era vendida
em todos os estados e territórios americanos.
2.3 Halls
A história
A história da marca HALLS começou em
1893, quando os irmãos Halls, Norman e Thomas, criaram uma pequena empresa para
fabricar geléias e sopas na Inglaterra. Alguns anos depois, eles também
começaram a fazer confeitos como caramelos, mas foi somente em 1930, quando
inventaram a fórmula Mentho-Lyptus, uma combinação de mentol (menta) e
eucalipto, é que foi lançado no mercado inglês o HALLS COUGH DROPS (como
o produto era chamado na época), sendo comercializado inicialmente na forma de
tabletes e indicado para irritações na garganta. O produto fez um enorme
sucesso no mercado justamente por aliviar a tosse e causar uma sensação
refrescante.
Somente na década de 50 o produto foi
introduzido no mercado americano, o que provocou um grande aumento em suas
vendas.
No Brasil, os produtos da marcas
começaram a ser vendidos nesse mesmo ano, no sabor Mentho-Lyptus.
A versão original do HALLS pode ser
encontrado em mais de 26 sabores, dependendo do mercado em que a marca está
presente: Mentho-Lyptus (original), extra-forte (a tradicional embalagem
preta), maçã, cereja, limão, menta fresca, hortelã, uva verde, limão com mel,
kiwi e maçã, laranja cremosa, morango, frutas tropicais, melancia, maracujá,
tangerina e até sabores mais exóticos como chocolate, chá verde (comercializado
somente na China), Piña Colada, romã e gengibre. No Brasil a marca já
comercializou os sabores de pêssego e café.
Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/halls-ao-refrescante.htm
III - Vídeo Publicitário Economix
No dia 2 de Abril do ano de 2012, nosso grupo apresentou o kit de lanche
Economix, composto por 1 pacote de Cheetos, 1 garrafa de coca – cola e uma
embalagem de Halls, o qual, conforme expusemos na seção 1, pensamos ser um
produto de fácil acessibilidade e econômico.
O objetivo do grupo era vender todos os kits do Economix. A oferta começou as 19:15h. Ao oferecermos o kit no valor de R$0,50 – 25 pessoas mostraram interesse; como havia apenas 5 kits foi necessário aumentar o preço, oferecemos a R$1,00 e 22 pessoas continuaram interessadas, com o preço a R$1,50 - 16 pessoas interessadas, R$2,00 - 13 pessoas interessadas, R$2,50 - 12 pessoas interessadas, R$3,00 – 11 pessoas interessadas, R$3,50 – 7 pessoas interessadas, R$4,00 – 6 pessoas interessadas, R$4,50 – 5 pessoas interessadas. Foram vendidos 5 kits pelo preço de R$4,50.
Tivemos então cinco pessoas satisfeitas por adquirirem o kit Economix , uma
alternativa de lanche para quem tem pouco tempo e dinheiro e quer comer algo
bom e gostoso.
Estas informações estão ilustradas nas figuras 1 e 2.
Tabela 1 – Escala da demanda do Economix
Preço R$
|
Quantidade
|
R$
0,50
|
25
|
R$
1,00
|
22
|
R$
1,50
|
16
|
R$
2,00
|
13
|
R$
2,50
|
12
|
R$
3,00
|
11
|
R$
3,50
|
7
|
R$
4,00
|
6
|
R$
4,50
|
5
|
Gráfico 1 – Curva da demanda do Economix
Nenhum comentário:
Postar um comentário